Águia-real
A Águia-real é uma ave de rapina de hábitos diurnos da família Accipitridae e é a maior espécie de águia que se pode encontrar na Europa. Medindo de 66 a 100 cm, comprimento de 1m 90 - 2m 27, com envergadura de asas de 150 a 250 cm, tem peso de 2,5 a 12 kg (sendo a fêmea maior que o macho) e sua estimativa de vida é de 45 anos.
Habitam em grande parte do Hemisfério Norte: Europa, Ásia, Norte da África e grande parte da América do Norte. No Alasca e no Canadá, os exemplares de águia-real viajam, na maioria, para sul no outono, quando a comida começa a faltar no norte. Mas nem todos migram.
Ela pode voar durante muitas horas em espiral sem fazer qualquer tipo de esforço. Desta forma, ela patrulha o seu território incansavelmente. Ao descoberto ou em surpresa (contra o sol), uma vez que tenha encontrado a sua presa, a Águia-Real dobra as suas asas e lança-se até ela. Agarra as presas com as suas garras fortes e afiadas e a arrasta-a várias dezenas de metros antes de a levar. Pode transportar presas de até 5 kg de peso.
Formam casais, e um casal precisa de até 55 km de território para caçar. A velocidade comum durante o voo é de 45 a 50 km/h e as suas quedas vertiginosas chegam a alcançar velocidade de cerca de 300 km/h. Esta águia alimenta-se de pássaros, mamíferos de tamanho médio (marmotas, pequenos ruminantes, lebres e coelhos) e pequenos roedores e em falcoaria chega a caçar raposas e lobos.

As crias que nascem primeiro são mais fortes e, frequentemente, matam os irmãos menores e mais fracos, sem que os pais interfiram. O filhote é dependente dos pais durante 30 dias ou mais.
A águia-real é protegida pelo governo dos Estados Unidos e considerada ameaçada de extinção. A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações desta ave. A águia-real abandona o ninho, mesmo durante a incubação, se for perturbada.
Na mitologia, a Águia-real era o pássaro dos deuses. Este pássaro encarna a potência e a glória. É o emblema da cidade de Genebra, da imperatriz Russa, do imperador e do duque da Toscana, do império Austro-húngaro sem esquecermo-nos de Napoleão e de Napoleão III. Mas nem tudo são louros para este animal. Também foi acusado de ser ladrão de crianças, de roubar, ... A Águia-real causou muito medo na antiguidade e por isso era perseguida. Mas felizmente hoje essas crenças desapareceram e a Águia-real reapareceu nos nossos céus.
Visão da águia
Sobre o alcance da visão da águia, o livro The Guinness Book of Animal Records (Livro Guinness de Recordes de Animais) explica: "Em condições ideais, a águia-real (Aquila chrysaetos) consegue detectar os mínimos movimentos de um coelho a mais de dois quilômetros de distância." Mas há quem creia que a águia enxergue mais longe ainda.
A acuidade visual da águia-real se deve em primeiro lugar aos dois olhos enormes que ocupam grande parte da cabeça. A obra Book of British Birds (Livro das Aves da Grã-Bretanha) observa que, 'se os olhos da águia-real fossem maiores, seriam pesados demais e prejudicariam o vôo da ave'.
Em segundo lugar, a acuidade visual da águia se deve ao fato de o seu olho ter cerca de cinco vezes mais células fotorreceptoras do que o olho humano - por volta de 1.000.000 de cones por milímetro quadrado, comparados com os 200.000 do olho humano. E como praticamente cada uma dessas células está conectada a um neurônio, o nervo ótico da águia, que transmite os estímulos do olho para o cérebro, contém o dobro de fibras do olho humano. Não é para menos que essas criaturas tenham uma percepção tão nítida das cores! E por último, há mais uma característica do olho da águia que supera em muito o olho humano. O olho das aves de rapina, assim como o de outras aves, é dotado de uma lente possante com capacidade para ajustar o foco rapidamente entre objetos a curta e a longa distância.
Subespécies
Existem 5 subespécies de águias-reais:
- 1. Aquila chrysaetos canadensis
- 2. Aquila chrysaetos chrysaetos
- 3. Aquila chrysaetos daphanea
- 4. Aquila chrysaetos homeyeri - subespécie presente na Península Ibérica
- 5. Aquila chrysaetos japonica - subespécie inglesa
Abaixo temos um vídeo de uma Águia-real tentando caçar um bebe!! Ele escapou por pouco.
- Fontes utilizadas: http://aves.mundoentrepatas.com/aguia-real.htmhttps://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia-real
0 comentários