Planta carnívora

By Unknown - outubro 12, 2017

Planta carnívora



Plantas carnívoras são plantas com a capacidade de atrair pequenos animais, incluindo insetos (principais presas), aracnídeos e até mesmo anfíbios, répteis e aves, capturar (através de armadilhas compostas por folhas modificadas), digerir (através de enzimas digestivas) e utilizar os nutrientes (principalmente compostos nitrogenados) de suas presas. Habitam geralmente solos pobres, encharcados de ácidos (baixo pH) com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais, mas, como todo vegetal, é dependente da energia proveniente da luz para sobreviver.

 As plantas carnívoras ocorrem predominantemente na faixa tropical do planeta, ocorrendo grande biodiversidade no Sudeste Asiático, Américas e Austrália. Um menor número de espécies ocorrem no sul da Europa e da África, sendo que as mais bem adaptadas ao seu habitat de ocorrência são encontradas em locais inóspitos como o Alasca, Escandinávia e deserto australiano.

Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. São extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que podem ter evoluído paralelamente, e que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência evolutiva. Entretanto, algumas estratégias de captura são similares, como nos animais.

Captura de Alimentos

De uma forma geral, as carnívoras atraem suas presas da mesma forma que as flores atraem seus polinizadores: através do odor de néctar e das cores chamativas. Por isso a aparência exótica e fascinante dessas plantas. Existem também algumas espécies que refletem uma luz ultravioleta e luz polarizada que só os insetos conseguem ver. Desta forma, uma armadilha de uma planta carnívora pode facilmente aparentar uma atraente, colorida e cheirosa flor.

A captura das presas ocorre através das armadilhas características de cada tipo de planta carnívora. Tais armadilhas podem ter característica:

Ativa: ocorre quando a planta realiza algum movimento para capturar a presa;
Passiva: ocorre quando a planta não realiza nenhum tipo de movimento para capturar a presa;
Semiativa: ocorre quando a planta realiza movimentos, mas não para capturar o alimento e sim para auxiliar na digestão e absorção dos nutrientes.

E com base em uma dessas três características, as plantas carnívoras podem ser de quatro tipos básicos:


Armadilhas tipo jaula ou mordedoras


As armadilhas do tipo jaula são as mais conhecidas e as mais representadas quando se trata da figura da planta carnívora. As folhas são divididas em duas metades com gatilhos em seu interior; e quando os gatilhos são estimulados, indicando a presença da presa, a planta se fecha rapidamente, esmagando o alimento e o digerindo.


Armadilhas adesivas ou colantes


As plantas com armadilhas colantes possuem substâncias espalhadas pelas folhas (ou pela planta toda) que, quando o inseto pousa sobre elas, os mantém presos.


Armadilhas Sugadoras


O mecanismo da armadilha de sucção funciona de modo que, quando os gatilhos presentes na entrada da planta são estimulados, é provocada uma abertura desta entrada e, devido à diferença de pressão entre a parte interna e externa da vesícula, tudo ao redor é sugado para dentro, incluindo a presa.


Armadilhas tipo jarros ou urnas ou ascídios


Essas plantas possuem folhas que formam uma espécie de jarro, com uma entrada no topo e, em seu interior, o líquido digestivo. Atraídas pela planta, as presas caem no “jarro” e são digeridas.















Reprodução das Plantas Carnívoras


Para se reproduzir, as plantas carnívoras se utilizam das sementes (como grande parte dos vegetais) e também da polinização, por intermédio de animais como abelhas e pássaros.

Mas há também métodos in-aqua, cultivando as sementes em copo com água destilada e o leaf-cutting, quando um pedaço da planta é cortado a fim de gerar outra. Porém, o método leaf-cutting deve ser executado com precisão e cuidados especiais, já que nem todas as espécies conseguem se reproduzir dessa maneira.







  • Share:

You Might Also Like

0 comentários